domingo, 11 de março de 2018

Traçado eletrocardiográfico de Bloqueio do Ramo Direito, associado ao Bloqueio do Fascículo Ântero-superior do Ramo Esquerdo e Sobrecarga Atrial Esquerda. O que é interessante neste traçado: efeito dielétrico no plano frontal, com eixo vetorial de QRS em -130° para a frente, associado a ondas q em DI e aVL, sem R amplo em V1 e V2, significando uma provável área inativa ínfero-dorsal do VE.  As setas mostram Extrassístole Ventricular gravada em várias derivações, mas é simultaneamente.






 
Presença de área com contração diminuída ou ausente, bem definida, demonstrada pelos "abaulamentos" (concavidade) nas paredes do Ventrículo Esquerdo, ao não se contrair nestas regiões.





 
Ecocardiograma de um paciente com Insuficiência Mitral de grau moderado a severo, excêntrica, pois só aparece melhor no corte Apical de 2 Câmars, com movimentação do transdutor para a frente. 

 

domingo, 4 de março de 2018

Dilatação da Aorta Torácica, no Ecocardiograma e em esquemas, para o entendimento do que é a Ectasia/Aneurisma Aórticos.
 


O Eletrocardiograma mostra um Flütter Atrial, uma das formas de arritmias cardíacas que se apresentam como taquicardia, típico. Vê-se as ondas F, do flütter, com freqüência de 300/min, conduzidas na proporção de 2 ondas F para 1 complexo QRS, isto é, a cada 2 ciclos atriais, conduz-se 1 impulso elétrico para a ativação dos ventrículos (complexo QRS). Neste caso, a freqüência cardíaca está a 150 spm. (ou batimentos por min.)
 
Paciente do sexo feminino com Prótese Metálica de baixo perfil em posição mitral, com seqüelas da Doença Valvar Reumática. Apresenta uma Insuficiência (refluxo) pela Valva Tricúspide de grau severo.
A última imagem é de um refluxo tricúspide de grau discreto (IT discreta, de outro paciente), para finalidade de comparação


Insuficiência Tricúspide de grau discreto  -----------