
É triste iniciar as postagens com este assunto. Mas muito poucos sabem que a situação da profissão está calamitosa, à beira do caos.
Não queremos justificar a má prática da medicina, mas expor fatos que os usuários dos sistemas de saúde ignoram.
Os médicos do SUS estão realizando trabalho praticamente escravo, com remuneração ínfima e exigências cada vez maiores. A perda salarial é absurda, quando comparada a outras classes de trabalhadores.
Não trabalho pelo SUS, porque tenho opção. Já trabalhei e me sentia muito realizado em tratar pessoas carentes, que reconheciam meu serviço. Mas, as crescentes pioras das condições de atendimento e minha constante indisposição e oposição conflitante com o status da medicina pública, com médicos desmotivados e chefias desinteressadas ao bem social comum, me fizeram afastar-me. Portanto, não me intero de detalhes maiores atualmente.
A condição de trabalho pela atual "medicina privada", com a detenção do mercado de trabalho pelos convênios, é alarmante ! E a expectativa é de piorar. Poucos sabem que, hoje, para o médico ser aceito por determinado convênio ou medicina de grupo, não importa muito seu currículo. Para alguns, isto é o que menos importa ! Muito menos ainda, a sua experiência profissional.
As empresas que tem pessoas conveniadas determinam as regras de mercado. Isto é temerário e absurdo. Por quê ? Basta refletir. Quanto maior o número de indivíduos que determinado convênio tem, maior é seu poder de ditar regras, que nem sempre seguem a moral vigente. Isto determina a qualidade do serviço prestado e a remuneração dos profissionais. Mas não afeta positivamente o quanto se paga pelos seus serviços, pelo contrário!
O brasileiro sempre paga o convênio médico pelo teto. E a concorrência é desleal. Como concorrer com empresas que detêm a maior parte do mercado ? Baixar preços. Só que, ao fazê-lo, vai junto a qualidade do serviço. E quem regulamenta isto ? A ANS (Agência nacional de Saúde Suplementar). O que não é divulgado consiste no fato de ela não ter um produto que ao menos faça frente mínima às empresas privadas. Como assim ?
Bem, a saúde pública está andarilha ! Se a ANS for "fiscalizar" como deve, aonde vai desembocar toda a demanda de prestação de serviço ? Isto mesmo ! Nos Postos e Hospitais do SUS !! Porque a Medicina privada ficará elitizada ou falirá.
E serviços médicos são caros, se forem feitos como se deve. Ninguém contabiliza as horas que o médico (como deve ser) dispensa em se atualizar, em estudar, em até discutir os casos com outros colegas, para melhorar sua assistência aos doentes. Além disto, a biotecnologia evolui na velocidade da luz, bem como é a ciência da Medicina ! E a cada passo, mais cara fica ! E mais complexa !! E mais tempo se vai para acompanhá-las ...
Isto para não dizer que, o último reajuste decente que obtivemos nos nossos honorários foram de 1994, julho, quando se instalou o plano real !! São 15 anos sem reajuste do teto !!!!! Se houve, foram mínimos ... Isto é um assunto para outra postagem.
Bem, vamos parando por aqui.
Aguardemos as dúvidas e comentários. Até ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário