domingo, 18 de setembro de 2011

Associação entre Proteínas e o Risco de Desenvolvimento de Diabets tipo II

Há muito existe um mito popular que o alto consumo de açúcares e derivados podem desencadear o aparecimento do Diabetes.
Um estudo realizado na Universidade de Lund, Suécia, apresentado no Congresso da Associação Européia para o Estudo do Diabetes de 2011, demonstrou que isto é incorreto. Na realidade, o maior consumo de pães ricos em fibras e cereais mostrou ter um efeito protetor, com redução do aparecimento desta doença. A ingesta de maior quantidade de carboidratos não teve interferência no surgimento da enfermidade.
Dietas ricas em proteínas são indicadas para redução de peso e controle da glicemia a curto prazo. Nesta pesquisa, ela foi implicada num maior risco para o aparecimento do Diabetes, com cerca de 37% de aumento da incidência. Isto parece ser um paradoxo. Na conclusão do estudo, os responsáveis recomendam que estes dados devem ser tomados com cautela e que não há subsídios suficientes para recomendação desta ou daquela dieta, mas que estes dados deixam um alerta.
O moderador da apresentação no congresso coloca, pertinentemente, que a pesquisa tem certas limitações. A dieta rica em proteínas pode ter interferência em distúrbios metabólicos e no aparecimento do Diabetes tipo II por aumentar o potencial inflamatório sistêmico. Por outro lado, ela facilita a redução e manutenção do peso, efeitos que podem contrabalançar o baixo grau de inflamação. 
Olhando para o estudo como um todo, parece que a ingestão de uma dieta pobre em gordura e rica em fibras vegetais, é benéfica. Já outro ensaio clínico deste mesmo ano demonstra que uma dieta rica em vegetais e folhas verdes reduz o surgimento do Diabetes. Quanto às proteínas, outros estudos devem ser realizados para melhores conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário