quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Circulando na Net

       Recebi em meu e-mail um texto do Dr. Dwight, que alega não ser o colesterol um fator importante para a produção de doenças vasculares, mas sim, a inflamação.
          As lesões vasculares ateroscleróticas tem como causa múltiplos fatores, sendo um deles as altas taxas de colesterol. Há tantas nuances na produção destas lesões que a Medicina ainda não descobriu uma série delas. É fato que a inflamação e o potencial oxidativo têm um papel importante, mas outros também ! Esta visão de que somente a inflamação é importante, é monocular e simplista demais. Se desta forma fosse, como explicaríamos  recentes estudos que demonstram que a maioria dos anti-inflamatórios não hormonais, se usados de forma indiscriminada e crônica, aumentam em mais de 2 vezes o risco de Infarto, AVC e morte ? (www.theheart.org; http://www.theheart.org/article/1253349.do; http://www.theheart.org/article/1223565.do )
O médico em questão aponta uma série de erros alimentares e que, apesar de tratarmos eficazmente a hipercolesterolemia, estamos perdendo a "guerra" contra os eventos cardiovasculares. Uma das coisas que eu sempre levo em questão em qualquer estudo e pesquisa médica é o universo em que esta foi realizada. Se pegarmos a realidade norteamericana, vemos que mais de 70% da população tem sobrepeso, com altas taxas de sedentarismo e uma alimentação que, convenhamos, não tem nada de exemplar. Assim, mesmo controlando o colesterol, é muito claro que estes outros fatores, por mecanismos nem sempre muito elucidados frente a ciência atual, são preponderantes em elevar o número de cidadãos estadunidenses que estão padecendo de doenças cardiovasculares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário